-
Arquitetos: Atelier Deshaus
- Área: 1847 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Schran Image
Descrição enviada pela equipe de projeto. O "Grande Celeiro" está situado dentro da região Yu Niao Liu Su de Liangzhu New Town, a oeste do Centro de Artes de Liangzhu, na China. O terreno longo e estreito indica um volume arquitetônico horizontal e linear. Esperamos criar aqui não apenas uma arquitetura espiritual como um marco, mas um lugar para acomodar diversas atividades.
O projeto segue a composição dos três elementos: telhado, pilares e base (Ji亼+Cao屮+Wei囗). O protótipo foi revelado pela primeira vez em uma peça de cerâmica nas Ruínas Arqueológicas da cidade de Liangzhu, indicando as origens da arquitetura nesta região. Com base nesse protótipo histórico, os sistemas estruturais e espaciais interagem uns com os outros no local, buscando criar um ambiente especial.
O convencional telhado de duas águas é estendido em uma longa cobertura linear devido às necessidades funcionais. A cumeeira se retorce em uma linha diagonal com base nas condições espaciais circundantes, e se abre ainda mais para permitir a entrada de luz natural. Assim, o telhado curvo não apenas marca a espiritualidade do espaço, mas se torna um envoltório em forma de ponte.
O envoltório de aço e madeira com um vão de 56 metros é verticalmente sustentado pelas paredes de concreto em ambas as extremidades, de modo que os dois outros lados do volume estejam completamente abertos, proporcionando uma vista contínua e ampla. Os corredores e suas colunas de aço finas e longas em ambos os lados do beiral também fornecem ao telhado um sistema estrutural de resistência ao vento e enfatizam a abertura horizontal. Os corredores se estendem ao longo do volume e se elevam lentamente, formando um pátio ao ar livre.
O terreno, em um pequeno declive elevado 70 centímetros do solo, gera uma base para a arquitetura por meio da paisagem, e resulta em um espaço interno em descida, proporcionando a experiência de uma "base" contemporânea. A cobertura do Grande Celeiro não apenas oferece um espaço de espiritualidade, mas também apresenta um ambiente intercalado, gerando espaços potenciais para diferentes funções e escalas. Ao entrar na edificação, ela parece quase indefesa, imersa imediatamente, o que a torna um lugar memorável.